Preparação física

O jovem atleta ou praticante de atividade física possuem características distintas aos adultos que devem ser programadas, direcionadas e prescritas com base na maturação fisiológica pelos profissionais capacitados para isso. Avaliamos o atleta com teste de performance para distinguir sua fase de desenvolvimento, pré púbere, púbere e pós púbere, assim elaborando uma periodização de treino mais indicada p/ seu perfil fisiológico, bons estímulos podem fazer total diferença na vida adulta desse individuo, seja dentro do esporte de alto rendimento, como na sua vida cotidiana. Do mesmo modo que estímulos ruins, mal planejados, podem comprometer para sempre a vida dessa criança/ adolescente.

Alguns esclarecimentos sobre a Preparação Física dos Tenistas

No Brasil, nos últimos anos, o número de praticantes de tênis tem crescido tanto no âmbito recreacional como no competitivo. Podemos especular que tal fenômeno se deva ao nosso ídolo Gustavo Kuerten que tem apresentado grandes resultados e levado o nome do país ao estrelato no tênis mundial. Somando-se a isto, uma grande quantidade de patrocinadores novos tem surgido e assim aumentado o numerário de competições no país. Entre as mais visadas são os torneios Challenger e Futures que englobam a participação de tenistas infantis e juvenis.

O tênis de competição com sua característica de busca incessante pela performance tem levado os jogadores a estarem sujeitos aos mais variados casos de lesões musculoesqueléticas. O surgimento dessas lesões pode ser atribuído a uma série de fatores, entre eles: biomecânica do gesto desportivo incorreto, uso excessivo de movimentos repetitivos, o uso de equipamento esportivo não-apropriado para a modalidade e/ou atleta, tipo de piso da quadra, entre muitos.

Nestes casos, a comissão técnica constituída por profissionais das diferentes especialidades tem buscado investigar as possíveis causas do surgimento das lesões e a forma em que as mesmas podem ser prevenidas. Com isso, a lesão na modalidade tem diminuído, porém, não deixam de acometer um ou outro atleta que devido a algum fator despercebido torna-se incapacitado a exercer sua atividade esportiva.

O preparador físico é um dos membros da comissão técnica que tem como tarefa após um processo de reabilitação cuidar do retorno do atleta a sua prática esportiva. Para tanto, necessita criar um intercâmbio interdisciplinar entre o médico e o fisioterapeuta desportivo objetivando realizar a sua função de forma eficaz. Portanto, este estudo tem como objetivo verificar e predizer o papel do preparador físico no retorno à prática competitiva após um processo de reabilitação musculoesqueléticas nos jogadores de tênis de campo.